Armário Cápsula!

Armário-cápsula -  termo criado  nos anos 70, pela britânica Susie Faux e que consiste em uma coleção de poucos itens essenciais de roupas que não se tornam obsoletos com a mudança das tendências de moda. Atualmente, o termo se refere a uma coleção limitada de peças (25, 30, 35, 40) que, quando combinadas entre si, maximizam o número de looks originados a partir das roupas iniciais. O objetivo é ter um look apropriado para cada ocasião sem possuir uma quantidade excessiva de roupas (que normalmente ficam encostadas no armário depois de um tempo).

Como montar seu armário cápsula - Existem muitas formas de organizar um armário-cápsula, muitas pessoas montam o AC por estação (primavera, verão, outono, inverno), mas é preciso uma combinação delimitada por estações para facilitar a organização. A ideia é não comprar nadinha durante o período estipulado (em média 3 meses), exceto caso você perceba e precise de alguma peça essencial, então pode comprá-la mesmo fora da transição entre estações. As peças que não forem usadas durante a estação atual podem ser guardadas numa caixa para serem usadas novamente no período apropriado.

Acima uma sugestão e a quantidade de roupas pode variar entre 15, 30, 45 e assim por diante, mas lembre-se tem que ser roupas versáteis, neutras e que você ama. É importante também lembrar que, nesse número, incluem-se também os acessórios como bolsas, lenços e sapatos.

Tenha em mente algumas regrinhas que devem ser levadas em conta:

 1- Conheça você  e seu estilo: antes de mais nada, identifique o estilo que você se sente confortável usando e que favoreça sua auto-estima. É esportista ou despojadal? Ou prefere algo mais arrumadinho? Leve isso em conta na hora de escolher suas peças.

2. Selecione cartela de cores: dê preferência para cores neutras pois combinam com tudo, como preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho. Com essas cores básicas definidas, o passo seguinte é harmonizar essas peças com todo o resto. Depois de escolher os tons básicos, adicione algumas peças de cores mais vibrantes para dar um toque mais vivo aos looks.

3. Escolha padrões e formas clássicos: enquanto alguns cortes, texturas e estilos vão e voltam, outros são considerados clássicos porque nunca saem de moda, e são esses que devem ser priorizados para montar um armário-cápsula que nunca fica ultrapassado.

4. Opte por materiais de boa qualidade: a ideia do armário-cápsula é ter poucas roupas para ser usadas de maneiras diferentes, essas peças individuais vão ser repetidas muitas vezes então, é importante optar por roupas de qualidade que possam durar por muito tempo, apesar do uso constante.

Abaixo exemplo de AC por estação.

As vantagens em se ter um armário limitado são inúmeras:

  • Aproveitar melhor as peças você existentes - Às vezes, muitas peças dificulta a criatividade  nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue otimizar o que tem.
  • Facilitar a escolha das roupas, já que a variedade é muito menor e assertiva.
  • Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará abarrotado de roupas.
  • Usar só peças que ama muito. Isso vai evitar comprar por impulso.
  • Economizar dinheiro, pois você não comprará roupas novas nos próximos três meses. Ou mesmo gerenciar compras por impulso no cartão de crédito, já que você organiza seu orçamento destinado às roupas.
  • Gerenciar melhor sua saúde e focar no bem-estar, sabe aquele projeto "a roupa vai voltar a caber" - cuidar melhor da alimentação e rotina de exercícios para que as roupas do armário-cápsula continuem servindo.

Vale a pena começar a selecionar e tentar esse projeto, sempre temos muitas peças e como eu acho que tem muitas que até esquece quando acha fica admirada. O armário fica clean e com peças visíveis.

Fotos: Internet

Deixe um comentário:

Não serão tolerados comentários com conteúdo calunioso, caráter preconceituoso ou discriminatório, linguagem grosseira, cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides, anônimas ou assinadas com e-mail falso, que caracterizem prática de spam, obscena e/ou pornográfica, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia ou fora do contexto do blog.

Código de verificação

00 comentário