CATEGORIA: Etiqueta

Casamento - dicas importantes com a Nayara Fonseca da Ápice Cerimonial!

Divas recebemos muitas dúvidas pelo "Fale conosco" sobre casamento, então recorri à minha amiga Nayara Fonseca, cerimonialista e proprietária da Ápice Cerimonial para responder algumas dúvidas e nos deixar atualizadas sobre o assunto.

É educado enviar um "presentinho" ao casal. Lembre-se que você foi escolhido entre outras tantas pessoas para ir ao casamento - esse momento especial.

Nunca peça ao casal convite extra para um namorado ou amigo - Além de ser uma indelicadeza, pode deixar os noivs numa saia justa. Além disso, hoje em dia a maioria dos casais estão optando por uma cerimônica e recepção mais íntima e somente com pessoas do convívio deles.

Se foi convidado para o casamento, seja educado e confirme a sua presença com antecedência para que os noivos possam se organizar junto ao buffet e recepção, pois eles preparam tudo contando com você.

Num casamento durante o dia - As convidadas podem usar tecidos leves e roupas com estampas e, até vestidos curtos; mas lembrem-se: As madrinhas sempre de longo!

Convidada - Inspire-se nesses modelitos para o dia!

Madrinhas de longo sempre!

A noiva exigiu que suas madrinhas usassem um determinado tom de vestido no casamento e você não concorda - seja cordial e aceite sem questionar, afinal este sonho é dela.

Fotos: Internet & Ápice Cerimonial

Usando os talheres corretamente!!!

É sempre bom saber se comportar em qualquer ambiente certo? Quando o assunto são os talheres, vale a pena entender os procedimentos.

MÃO QUE SEGURA O GARFO E A FACA - A faca sempre na mão direita já o garfo pode ser usado por qualquer mão.

ONDE COLOCAR OS TALHERES - Com a comida servida, os talheres não devem mais tocar a mesa, sempre que precisar descansar use o prato.

GARFO X FACA - O manuseio se dá de duas maneiras:

A AMERICANA diz que se segura o garfo com a mão esquerda e corta-se com a mão direita, ao terminar de cortar colocar a faca na borda do prato com a serra para dentro; assim pega-se os alimentos com a mão direita sem a ajuda da faca, os canhotos usam mão esquerda normalmente. 

A MANEIRA EUROPÉIA diz que não se muda as mãos então corta-se com a direita e continua usando a esquerda para comer, os alimentos devem ser espetados com o garfo virado para baixo.

QUANDO NÃO SE ESTÁ USANDO O GARFO E A FACA - Para o descanso dos talheres, o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e faca no lado direito, isso é usado para pausa para conversar ou beber, nunca gesticule usando os talheres.

CORTANDO OS ALIMENTOS - Não corte os alimentos todos de uma vez só, faça a medida que levar a boca.

TERMINOU DE COMER, O QUE FAZER COM OS TALHERES - Ao terminar inverta a posição dos talheres, deixando o garfo e a faca no lado direito do prato, lembrando a posição dos ponteiros 3 e 4 do relógio. A serra da faca sempre para dentro e o garfo embaixo da faca, nunca empurre o prato.

TALHERES QUE NÃO FORAM USADOS - Em determinadas situações não é obrigatório o uso de todos os talheres, então deixe-os no mesmo lugar de origem.

Muito bom né?! Adoro esses detalhes, beijos!

A taça ou copo ideal para cada tipo de bebida!

Fala sério que o visual é tudo, a bebida já fica saborosa só de ver o copo! Então vai uma ajudinha para receber bem e para degustar com classe!!!

Existe um copo ideal para cada bebida por questões de adaptação do sabor, do calor das mãos, da quantidade que deve ser levada a boca, etc!

A maior dica é: se o copo/taça tem haste longa segure por ela, pois a função da haste longe é não deixar a bebida esquentar com a proximidade da mão, vinhos mais antigos pedem taças de bocas largas enquanto os mais jovens requer boca de menor largura, outra dicona é não encher a taça, principalmente no caso do vinho, o ideal é três dedos da latura pois assim fica um espaço para a bebida soltar o aroma.

Espero ter ajudado! Saúde! Cheers!!! Beijos!

Organização da mesa!!!

É muito bom saber um pouco a respeito disso! Um dia você quer receber de maneira elegante e até chegar em algum lugar e ter que usar os talheres da forma correta!!!

Com esses rascunhos não há dúvidas!

Veja uma mesa arrumada!

É claro que há variações mas o básico é é sempre colheres e facas à direita e garfos a esquerda. E não se esqueça comece sempre de dentro para fora no uso dos talheres!!!

Fica muito bom e é sempre um carinho receber bem os amigos!!! Qualquer coisa me convide!!!

Etiqueta - Cotovelos à mesa!!!

Nunca é demais saber, ainda mais quando se trata de etiqueta - afinal vivemos em grupos e a etiqueta serve para facilitar esse convíveo! Todo mundo sabe que colocar o cotovelo na mesa durante uma refeição formal é deselegante.

Mas existe uma regrinha básica que evitará momentos constrangedores veja só:

SEMPRE - Sempre devemos apoiar os punhos na borda da mesa.

ÀS VEZES - Numa ocasião ou momento de descontração apoiamos o antebraço na mesa.

NUNCA - E nem em pensamentos (kkkk) devemos apoiar o cotovelo na borda da mesa, essa é uma super gafe!!!

Não é difícil não é? Pratique brincando: "sempre, às vezes, nunca" e aprenderá rapidinho!!! E nada de gafes ok? Beijos!!!